Deseat.me: site promete apagar rastros da sua existência na Internet

Deseat.me é um site que apaga toda a sua presença na Internet. Desenvolvido pelos suecos Wille Dahlbo e Linus Unnebäck, a plataforma permite excluir apps e demais serviços associados à sua conta do Google. Porém, a ferramenta não mostrou muita simplicidade durante os testes. O usuário precisa acessar cada site dos serviços que deseja deletar para realizar o procedimento de remoção.

A plataforma funciona da seguinte forma: basta entrar no seu Gmail e permitir o acesso do site. Com isso, a página mostra na tela uma lista de todos os apps e serviços associados à sua conta do Google – como aplicativos de corrida, relacionamento, viagem e compras.
Deseat.me exibe lista de serviços associados à conta Google do usuárioDeseat.me exibe lista de serviços associados à conta Google do usuário (Foto: Reprodução/Carolina Ribeiro)

O usuário pode manter algumas contas ou selecionar um ou mais apps para apagar. Caso escolha a segunda alternativa, os serviços serão automaticamente adicionados a uma lista para que você possa deletar cada um deles mais tarde.
Ao clicar em “Apagar”, o usuário será direcionado a página do serviço, que informará o passo a passo para excluir a sua conta. Dependendo do aplicativo, o procedimento pode ser fácil ou demandar um pouco mais de tempo.
Apps selecionados são adicionados à lista para usuário deletar cada conta por vezApps selecionados são adicionados à lista para usuário deletar cada conta por vez (Foto: Reprodução/Carolina Ribeiro)
Durante o teste, a maioria das contas não mostrou o link para acessar o site do app, o que evita a exclusão da conta do usuário por meio da plataforma. Nesses casos, apareceu a seguinte mensagem: “O link não está disponível no momento. Verifique em breve”.
Mensagem da plataforma informando que não foi possível deletar a contaMensagem da plataforma informando que não foi possível deletar a conta (Foto: Reprodução/Carolina Ribeiro)
Problemas à parte, a plataforma tem como diferencial a opção de informar aos esquecidos as contas que eles têm na Internet — conectadas ao Gmail — e a possibilidade de apagar algumas delas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem